Mantenha seu Ar

Manutenção de Ar Condicionado BH

Realizar a manutenção do ar-condicionado é essencial para garantir não só a melhor eficiência energética do aparelho, como também evitar riscos à saúde, estender seu tempo de vida útil e economizar dinheiro com reparos imprevistos que também podem causar a parada completa da unidade.

Um ar condicionado exige atenção para garantir que está operando em sua máxima eficiência e qualidade. Para que você conheça os três principais tipos de manutenção que seu aparelho pode sofrer, descrevemos elas abaixo, informando os benefícios de cada uma e quando cada deve ocorrer.

manutenção do ar condicionado deve ser feita respeitando os parâmetros e normas exigidas pelos fabricantes, a instalação realizada por uma pessoa não qualificada junto ao fabricante pode resultar na perda da garantia dos equipamentos.
Manutenção de ar condicionado é o ato de corrigir ou prevenir possíveis falhas técnicas de componentes no seu equipamento. Além disso, a limpeza do aparelho é extremamente importante para evitar a proliferação de bactérias e fungos no ar, preservando assim, a saúde da sua família.
É recomendado pelos fabricantes a manutenção preventiva semestral do seu aparelho.

Manutenção Preventiva

Contrato de Manutenção de Ar Condicionado

  • Manutenção Preventiva Mensal – Bi-Mestral, Tri-Mestral ou Semestralinstalacao
  • Atendemos aos chamados para manutenção corretiva à clientes que mantém o vínculo contratual de manutenção preventiva, manutenção de ar condicionado com técnico residente, que é crucial para o bom desempenho, menor consumo e durabilidade do equipamento. O procedimento é exigido pelos fabricantes para que se valide a garantia nas normas de bom uso. A obstrução das aletas do radiador pelo acúmulo de bolor impede a troca de calor aumentando a amperagem do sistema, o consumo elétrico e danificando e até inutilizando o equipamento.

Manutenção Preventiva

Importancia da Manutenção

  • Não somente importante para o equipamento, o procedimento é essencial para que mantenha a qualidade do ar, preservando a saúde dos usuários prevenindo alergias e doenças respiratórias causadas pelas colonias de micro-organismos que se proliferam rapidamente, tais como: ácaros, algas, bactérias, esporos, fungos, pólem, vírus, etc. Não basta lavar o filtro semanalmente pois o maior problema se encontra atrás deles, entre as finas aletas de alumínio por onde passa o ar a ser por elas refrigerado pois trabalham úmidas. É necessária higienização especializada com produto exclusivo que não só elimine o biofilme como também não reaja com os componentes do equipamento causando degradação.

Lei e Normas

Importancia Para Saude

Os ares-condicionados que não são higienizados corretamente representam um grande risco para a nossa saúde. Esses aparelhos permitem a formação de colônias bacterianas e de fungos que podem causar doenças respiratórias comuns, como a asma e a bronquite, mas também quadros clínicos mais graves como a doença de Pontiac e a do Legionário.

Essas duas últimas doenças apresentam sintomas desconfortáveis e que se não forem tratados corretamente, podem levar até mesmo a morte, pois podem evoluir para um quadro de pneumonia de difícil controle.

  • Para se ter idéia da importância dessa rotina, o Ministério da Saúde Publicou a Lei para ambientes artificialmente climatizados em sua Portaria N° 3.523 de 28 de agosto de 1998; estando sob a Vigilância Sanitária.

WhatsApp chat